quinta-feira, 22 de abril de 2010

amsterdam é legal




Três dias em Amsterdam, cidade repleta de curiosidades e peculiaridades. Começo pelo território, abaixo do nível do mar, cheio de canais e com uma infinidade de pontes.

Como bem notou o marido, Amsterdam é vermelha: tem vermelho nas fachadas dos prédios, tem vermelho nas chaminés, tem vermelho no cabelo das pessoas, tem vermelho nas luzes de néon que iluminam as entradas das boates. Se a cidade nos deixa radiantes com sua beleza, ela nos mostra também a sombra da loucura de um ditador que um dia resolveu matar judeus para purificar uma raça: a casa onde se escondeu Anne Frank durante a guerra é o reflexo dessa obscuridade e nos deixa emocionados.

Amsterdam me pareceu resolvida: o antigo tabu formado pela dupla sex and drogs parece ter sido ultrapassado. Mais do que isso, ele é escancarado nas vitrines: as prostitutas pagam seus impostos e por isso exibem sua mercadoria atrás de um vidro; a maconha pode ser comprada e consumida na próxima esquina.

Mas Amsterdam é mais, muito mais: tem tamancos coloridos que viram vasos de flores, tem gênios como Van Gogh e Rembrandt expostos em museus, tem bondes que circulam nervosos, tem lindas e coloridas tulipas, tem bicicletas como meio de transporte.

Seja como for, Amsterdam vale uma visitinha nem que seja por um dia. Afinal, Amsterdam é muito legal! Aliás, totalmente legal.

3 comentários:

Luciana Flávia disse...

Linda as fotos!!!
Ah.. e os preços, são legais também?

fabi disse...

os preços não são tão legais assim...
um bom almoço, com prato único, pode sair por uns 23,00 euros, incluindo uma bebida (vinho).
há restaurantes argentinos com preços mais razoáveis, tipo 15 euros o prato.
os hotéis cobram uns 100,00 a diária pra duas pessoas e a cerveja sai por uns 3,00.
coca uns 2,50.
bom mesmo é o supermercado, cheio de novidades e coisinhas gostosas, como cookies holandeses com mel e queijos amarelos deliciosos!
os museus são os mais caros que eu já vi: 14,00 o do van gogh, 12 o do rembrant...
um passeio de barco sai por 24 euros!!!!
e o ticket da roda gigante é 7,5!!!! terrível!!!!

beijinhos!

colina coralina disse...

vc andou de roda gigante? todo mundo se encanta por amsterdan. quero ir lá andar de bicicleta e ver as tulipas que vc contou. deu até um arzinho bom aqui de ler. besitos vernmelhos!