sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

lacaniana

http://www.valas.fr/IMG/mp3/Lacan-La-Troisieme-1er-nov-1974.mp3

a voz do mestre!

Aliás, para aqueles que (ainda) se interessam pela psicanálise, acessem o site do Patrick Valas.
Ele é psicanalista, psiquiatra e acompanhou os seminários de Lacan. Em seu site, podemos encontrar todos os seminários e conferências do mestre, mesmo os inéditos.
.
Pra quem não sabe, Lacan transmitia seu ensino através de seminários semanais diante de auditórios cada vez mais abarrotados de gente. A transcrição destes seminários ficava por conta de cada auditor. Entretanto, à partir de 1973, suas conferências passaram a ser publicadas e o texto final era estabelecido por seu genro, Jacques-Alain Miller. Antes de sua morte e com apenas alguns seminários publicados, Lacan deixou todos os direitos de publicação dos outros seminários para o genro. Miller (ou JAM como é conhecido) publicou até hoje somente 14 dos 26 proferidos por Lacan em 26 anos de ensino.
.
Entretanto, este ano completa-se 30 anos da morte de Lacan e sua obra vira domínio público: o genro deve então publicar todos os seminários restantes o mais rápido possível, porque agora todos os que seguiam as conferências de Lacan tem o direito de publicação.
.
Mas, Patrick Valas, o psicanalista que me referi acima já publicou uma porção de textos lacanianos, até então inéditos!
.
Quem tiver interesse, acesse o site, leia e escute Lacan! De forma livre e de graça!

2 comentários:

Flávia Albuquerque disse...

Se não me equivoco, a obra só entra para domínio público quando completam 100 anos da morte do autor. Assim como foi com a obra de Freud há pouco tempo.
Mas valeu muito pelo link do Patrick Valas.

fabi disse...

olá Flávia!
Bom, obrigada pela informação.
A informação que passei sobre o fato da obra de Lacan virar domínio público me chegou via email através de uma carta endereçada pelo próprio de Jacques-Alain Miller à comunidade psicanalítica que o acampanha. Nesta carta ele explica que deverá entregar todos os documentos que estavam sob seu domínio até então e anuncia o estabelecimento de todos os seminários de Lacan ainda inéditos.
De toda forma, se a obra de Lacan tornará dominío público ou não, teremos acesso à ela através das mãos de JAM.
Obrigada!