domingo, 31 de maio de 2009

o ministério da saúde adverte: vinho tem que ser todo dia

Desde que a gente chegou na França temos tomado vinho praticamente todos os dias.
Nem estamos sentindo falta de cerveja ou de vodka com água de côco...
Os vinhos franceses tem nos servido muito bem e estamos sabendo cada vez mais comprar deliciosas garrafas a preços razoáveis (de 3 a 6 euros).
Preocupada com os possíveis excessos alcoólicos, resolvi diminuir os dias da semana bebidos e reservar os dias do final da semana para degustações mais aprofundadas da minha bebida preferida.
Mas esses dias fui fazer o famoso exame médico indicado pela imigração francesa pra a obtenção da carta de permanência no país (em substituição ao visto brasileiro), quando me deparei com uma cartilha da saúde que me foi ofertada pela simpática funcionária da clínica. A cartilha, que está com uma tradução sofrível para o português, contém a seguinte dica para cuidar bem da saúde:

Álcool
“Para permanecer em boa saúde é aconselhável não ingerir mais de 3 copos de álcool por dia, para os homens, e 2 copos, para as mulheres”. A foto que vem em seguida são dos copos de cada bebida, para que você não exagere na dose, já que eles advertem: “a quantidade de álcool é diferente num copo de cerveja, numa taça de champagne, num copo de vinho ou num copo de pastis”.
E como os franceses tem menos problemas cardíacos, as menores taxas de colesterol e o menor peso dentre os europeus, podemos beber à la vonté!!!!!!!!
( e o doutorado vai muito bem, obrigada)

Confira mais dicas fantásticas dos franceses sobre saúde aqui:
http://www.sida-mexico.fr/IMG/pdf/LSB_port.pdf

3 comentários:

Carlos de Brito e Mello disse...

Eu sabia, eu sabia. Depois que o ovo foi reavaliado pela medicina e inocentado das mortes que até então lhe tinham sido atribuídas, era a vez do álcool.

E a coisa não vai parar no vinho tinto. Já tem gente pesquisando cerveja (na Universidade do Porto, por exemplo). Em breve será a tequila. Depois a cana forte.

Nessas coisas o mundo melhora. Já era tempo.

Anônimo disse...

o pastiche também foi liberado.

Anônimo disse...

gostei.Legal Beijos,MM