...insandece a gente.
aos violentamente pacíficos.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
sábado, 29 de agosto de 2009
delícias na tela
não deixem de ver:
1. whatever woks - o novíssimo do woddy allen, algo parecido com suas comédias de sempre. (sem ele no papel principal, mas vale o ingresso)
2. là-haut ou up - não sei como será o título em português, mas é o melhor filme de animação dos últimos tempos! e em 3D! a história é de um velhinho, ex-vendedor de balões, que decide viajar pra américa do sul atachando milhares de balões na sua própria casa!
3. o profeta - o filme ganhou o grand prix no festival de cannes - retrata o universo carcerário
4. partir - uma história que lembra o filme infidelidade, pelo tema - mas jamais pelas cenas. partir é infinitamente mais belo.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
delírios e sonhos em Giverny
Dia desses conheci a casa onde morou Claude Monet durante 43 anos. Famoso por suas pinturas que retratam belos jardins, Monet não deixou por menos. Mandou construir uma casona e um jardim escandalosos na pequetita cidade de Giverny, além de um delicioso jardim de água! A casa, que se transformou em uma fundação (e cobra 6 euros a entrada), tem cômodos gigantescos e coloridos (destaque pra sala de jantar amarela), além de várias obras dele dependuradas nas paredes da sala de estar, trazidas especialmente do museu Marmottan Monet para uma temporada de visitas na casa. E como ele era um forte apreciador de arte japonesa, encontramos nas paredes dos outros cômodos mais de 40 estampas de Utamaro, umas 45 do Hokusai e outras tantas do Hiroshige, somando mais de 100 obras! Tudo à 88 km de Paris! Profitez-en!
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
músicos do subsolo
Os metrôs parisienses são plenos de músicos ávidos para ganhar uma moedinha dos passageiros apressados. O clima que eles criam no subterrâneo nem sempre é agradável. Dos shows de rock às baladinhas espanholas, tem de tudo lá embaixo: instrumentos bizarros, vozes diversas, ritmos outros. Tem uns que a gente tem vontade de pagar para eles pararem de tocar, tamanha desafinação.
Mas outro dia soube que não é fácil virar músico de metrô. Na verdade, não é qualquer pessoa que pode simplesmente entrar e sair tocando. A Prefeitura de Paris faz uma audiência para aqueles que pretendem mostrar ao que vieram. Quem é aprovado recebe uma carteirinha: autorização fundamental que os permite tocar nos corredores -jamais dentro dos vagões. Ou seja, quem não tem carteirinha é ilegal e, geralmente, para ganhar uns trocados, eles entram nos vagões com um olho nos nossos bolsos, outro nos possíveis fiscais e nenhum no instrumento.
Dias desses entrou um sujeito cego mandando ver numa super homenagem ao Michael Jackson: com um karokê, ele cantava Thriller, numa voz sofrível e num inglês duvidoso. Apesar da falta de carteirinha, de visão e de afinação, esse moço cantava com a alma, querendo, sentindo. Acabou levando uma pá de moedinhas pra casa!
Assinar:
Postagens (Atom)