quarta-feira, 12 de agosto de 2009

músicos do subsolo

Os metrôs parisienses são plenos de músicos ávidos para ganhar uma moedinha dos passageiros apressados. O clima que eles criam no subterrâneo nem sempre é agradável. Dos shows de rock às baladinhas espanholas, tem de tudo lá embaixo: instrumentos bizarros, vozes diversas, ritmos outros. Tem uns que a gente tem vontade de pagar para eles pararem de tocar, tamanha desafinação.
Mas outro dia soube que não é fácil virar músico de metrô. Na verdade, não é qualquer pessoa que pode simplesmente entrar e sair tocando. A Prefeitura de Paris faz uma audiência para aqueles que pretendem mostrar ao que vieram. Quem é aprovado recebe uma carteirinha: autorização fundamental que os permite tocar nos corredores -jamais dentro dos vagões. Ou seja, quem não tem carteirinha é ilegal e, geralmente, para ganhar uns trocados, eles entram nos vagões com um olho nos nossos bolsos, outro nos possíveis fiscais e nenhum no instrumento.
Dias desses entrou um sujeito cego mandando ver numa super homenagem ao Michael Jackson: com um karokê, ele cantava Thriller, numa voz sofrível e num inglês duvidoso. Apesar da falta de carteirinha, de visão e de afinação, esse moço cantava com a alma, querendo, sentindo. Acabou levando uma pá de moedinhas pra casa!

5 comentários:

Amanda e Juliana disse...

Saudades de você!!! de verdade.
O clima aqui está quente... todo mundo surtando!
Beijos com carinho para você e para o Felipe.
Obs.: Já encomendaram o bebê? Não vejo a hora de ser tia.
Amanda

chorosbach disse...

Acho que lembro desse dia!

Anônimo disse...

vai demorar!
saudades também!
surtos? mas por que, gente?

Anônimo disse...

Oiê! Não sei se vc já viu, mas existe um movimento, meio parecido com aquele "we are the World" do M. Jackson (que aliás está super na moda de novo), chamado "playing for Change - Songs around the World". Uma das gravações é do clássico "Stand by me", cantado por um punhado de artistas de rua do mundo inteiro. É sensacional!!!! Veja no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM
Beijos
Flávio

fabi disse...

ei querido flávio!
já vi sim e adoro esse vídeo?
vou revê-lo já!
beijocas