terça-feira, 29 de junho de 2010

é preciso continuar, não posso continuar, vou continuar

Tudo muda. Vim pra Paris inscrita no doutorado em literatura francesa na Universidade Paris 8 pra estudar Samuel Beckett e psicanálise. Insatisfeita, resolvi pedir uma transferência pro doutorado em Psicanálise na própria Paris 8, mas tive o pedido recusado. Fazer doutorado em Psicanálise na Paris 8 exigia um mestrado também em Psicanálise, e o que eu tinha era um mestrado em Psicologia... Eles disseram, após entrevista, que me aceitariam no segundo ano de mestrado e só depois eu poderia tentar uma vaga no doutorado. Com isso, teria um ano a mais do previsto na França.
Concomitantemente, pedi transferência de faculdade: entrei com um pedido de inscrição de doutorado em Psicanálise na Paris 7 e o pedido demorou uma vida pra ser analisado! Nesse tempo de espera, resolvi me matricular e frequentar o segundo ano do mestrado em psicanálise na Paris 8 e estudar Beckett. Mas quando o pedido da Paris 7 foi finalmente aceito, já estava apegada demais no mestrado na 8 e envolvida até o pescoço com o Beckett.
Como indecisão e apego são minhas palavras de ordem, comecei uma espécie de sofrimento mental, doloroso. Precisava decidir entre largar o mestrado em uma e fazer de vez o doutorado na outra, mas sabem como é, apeguei... e não larguei..
Como o tema do mestrado e do doutorado era sempre Beckett, resolvi continuar no mestrado na 8 e matricular-me no doutorado na 7.
Bom, a conclusão é que hoje, depois de um ano e quatro meses, defendi meu mestrado em psicanálise na Paris 8, sobre Beckett!!! E tive um delicioso "très bien" como menção e um segundo mestrado!!!
Agora, vou pro doutorado, enfrentar esse longo e solitário caminho. Sem Beckett pra me acompanhar, mas, em todo caso e agora mais do que antes, feliz!

4 comentários:

Maria Marta disse...

Parabéns. Continue conquistando os seus espaços e atingindo os seus objetivos. Vá em frente. Beijos,MMarta

colina coralina disse...

lindo percurso! estava pensando aqui que qq caminho que escolhesse, te iria acrescentar. vc não parece indecisa. e apego, é mto difícil se livrar dele. mil parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Fabi! sou Paulo Vieira, moro no Brasil,e procurando por informações da paris 8, deparei com seu comentário sobre o "vale" que passou aí em Paris para a conquista do seu mestrado.Parabéns pra você e a Beckett também pela compania!! Para o doutorado, certamente outro parácleto virá!! Avante!! Quanto a mim o desejo é o mesmo: mestrado em Psicanálise. Se possivél; entre um piquenique e um passeio de bike,mande informações sobre o q terei que percorrer até a Paris 8, traslado Brasil-Paris,caléndario, matriculas, investimentos... segue meu Email- psv90ebenezer@hotmail.com
Graças, antecipadas! como você mesma disse: é preciso continuar!!

Anônimo disse...

Fa

so agora li isso e fiquei tão feliz.

Finalmente entendi de uma vez por todas as mudanças e fiquei ainda mais cheia de orgulho de vc.

Parabens mais uma vez, amor!!!!

beijos
Re