quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Opéra Garnier



Outro dia resolvemos aproveitar mais a cidade e decidimos que queríamos assistir aos famosos ballets russos, no Opéra Garnier. Desejo quase impossível de realizar, visto que os parisienses funcionam através de princípios rígidos, como previsão, decisão e pagamento antecipadíssimo. Esclareço: quase todas as atividades aqui - escola, escola de dança, curso de yoga ou francês, shows, concertos - devem ser escolhidas e pagas no começo de setembro, o verdadeiro "início de ano".
Para os concertos e ballets, é preciso reza forte para mudar a cabeça de uma boa alma, que, indecisa, desistiu de ver um tal espetáculo. Fora isso, ainda tem uma feliz opção oferecida pelos teatros, que consiste em liberar alguns ingressos horas antes do espetáculo.
Como o desejo de ver o ballet, de entrar no Opéra e de pagar de gatão era grande, lá se foi o marido se instalar na longa fila que se formou duas horas antes do início do espetáculo. Esperança quase desfeita, já que a delicada moça da bilheteria começou a dizer que não valia à pena esperar porque eles só iam liberar 15 ingressos. Mas eis que apareçe a bela alma: um velhinho que chegou afobado querendo se desfazer de 2 ingressos.
Eba! Vamos ao ballet! Mas ele bem avisou: o ingresso é barato, então o lugar nem é tão bom. Ora bolas, nem é tão bom! Como pode, ir ao Opéra e nem ser tão bom! É claro que queremos, monsieur! E lá se foram os nossos 12 euros (6 cada ingresso) pro moço.
Entramos, lugares separados, mas sem problemas. O camarote é deslumbrante, o teatro, fundado em 1661 é de chocar, os lustres, o teto, o palco, a orquestra, nossa! Dá uma emoção! Cheguei no meu lugar e.. bom, é verdade que EM PÉ, eu só via um terço do palco. Às vezes nem dava pra acompanhar todo o movimento do bailarino... Mas a companhia encenou Petruska, do Stravinsky - que eu mesma já dancei outrora! - e pra mim era só fechar os olhos e lembrar da continuação de seus passos e piruetas. E apesar deles dançarem diante de mim pela metade, a coreografia fantástica estava inteira desenhada na minha mente sonhadora.

2 comentários:

Maurício Vasconcelos disse...

isso mesmo fabi! enfrenta o frio e aproveita! escolhe um arrondi por final de semana e vai conhecer os cantinhos com o felipe. beijos e saudade

Anônimo disse...

Esse eu não conheço. Vc tem que me levar lá!!

beijo
Re