segunda-feira, 1 de março de 2010

a culpa é do povo brasileiro!

É comum vermos uma pessoa deslocar uma culpa que é sua pro outro. Escutamo-la dizer: O problema disso não é meu, mas do Fulano; minha vida é ruim por causa de Sicrano; fiz isso porque Beltrano bem me obrigou!
Tem também aqueles casos em que a pessoa transfere problemas pessoais pruma categoria maior, universal, que geralmente a engloba. É o caso da pessoa que diz que falou uma tal coisa porque, você sabe, as mulheres adoram uma fofoca, ou então que eu fiz aquilo porque homem gosta mesmo é de futebol, imagine! E por aí vai...
Mas me parece que no exterior essa tendência se assevera, e percorre um caminho que toca em algo pertencente à identidade nacional. Então não é raro encontrar aqueles que, em nome de uma falta - de educação, de classe ou de tato - acabam botando a culpa de seu mau comportamento no jeito brasileiro de ser. É um tal de fiz isso porque, você sabe, nós brasileiros somos assim, nós brasileiros temos uma mania danada de fazer dessa forma e...
E dessa maneira, vamos carregando milhares de culpas individuais e particulares que são escoadas sem cessar por aqueles que, ao confundirem o público com o privado, nos derramam - em nós, povo brasileiro! - suas pequenas perversões quotidianas.

Nenhum comentário: